ANTÔNIO PIANCÓ DE LIMA - TITO

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Reencontro familiar


Uma linda família!
Na página do Blog "Filhos de Serafim e Maria Joaquina" que dediquei aos meus bisavós, estava faltando a foto de um deles: Antônio Piancó de Lima (Tito), um dos irmãos do meu avô João Inácio de Lima. Citei o nome e disse que em breve postaria a sua foto. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com um comentário que tinha o seguinte teor: "Caracas, esse é meu avô! " disponibilizando-me o seu e-mail, avisando-me de que se houvesse interesse gostaria de entrar em contato comigo.
O comentário a que me refiro foi feito por Franciene, filha de Francisco de Assis um dos filhos de Tito que mora em São Paulo, ele está nesta foto abraçando sua esposa, Maria do Socorro de Lima, na fila dos em pé, a qual tem à sua direita sua filha Franciene.
Na fila dos sentados, da esquerda para à direita, Fábio, Francinaldo e Francineide . Essas lindas crianças Leticia (1 ano e 5 meses) e Carolina (4 anos) são filhas de Francinaldo (Naldo). A pincesinha Mariana, que tem nome igual ao de minha neta também tem 4 aninhos e é filha de Francineide (Franci)
Eu quero pedir licença a Franciene para publicar seu e-mail junto a esta postagem, pois, além de considerar pertinente e esclarecedor, é um texto bem escrito e recheado de histórias que ficarão registradas para conhecimento de toda família.
"Olá Lusa, é tanta informação que nem sei por onde começar.. rs Bom nem preciso dizer que fiquei extremamente feliz ao receber seu e-mail, meu pai então.. sem comentários para a reação dele.. muito feliz mesmo.. Vou começar me apresentando,Sou filha do Assis, Francisco de Assis, me chamo Franciene, tenho 23 anos, estudo, trabalho com meu pai, somos sócios em uma empresa de decoração em gesso, moro no interior de São Paulo, Jacareí, cerca de 45minutos do centro de SP, tenho mais 3 irmãos, Francineide, Francinaldo e Fábio, todos casados.
No ano de 2005 eu, meu pai e minha mãe, fizemos uma viagem em família para São José do Egito, um sonho para o meu pai, pois fazia 13 anos que ele tinha ido até lá, a correria do dia-a-dia impedia e o tempo foi passando a saudade aumentando até que conseguimos desligar um pouco ele da "tomada" e passear.
Eu sempre mantive contato com o pessoal, via internet, muitas pessoas que nem mesmo conhecia pessoalmente, mas sempre gostei de manter esse vínculo nordestino, fiz muitos amigos "virtuais" e quando chegamos ai, tive o prazer de conhecê-los e até mesmo me relacionar com um deles.. rs, namoramos a distância, pela internet e pessoalmente nos casamos...
Morei 1 ano e meio em São José do Egito, adoro de paixão esse lugar, mas infelizmente a cidade não tem muitas oportunidades, meu marido era funcionário público, enquanto eu parei com estudos, estava cursando propaganda e marketing, tranquei a matricula e botei o pé na estrada.. Não me arrependo de nada, pois aprendi muito mais sobre a vida, conheci pessoas que nunca acreditei existir, experiências que jamais serão esquecidas, hoje entendo muita coisa que meus pais me passaram, experiências da vida deles que muitas vezes deixei de escutar, hoje podemos dizer que eu e eles falamos a mesma língua.. rs conheci amigos de infância, lugares, a famosa Maniçobas, alguns primos, familiares. Aliás, meus pais conheceram seu esposo nessa viagem, em uma visita a Maniçobas.
Como estava dizendo, morei 1 ano e meio em São José do Egito, mas senti a necessidade e a falta dos meus estudos, do trabalho, de crescer na vida e lógico a saudade dos meus pais e resolvemos (eu e meu marido) vir morar aqui na minha cidade natal, hoje trabalhamos, estudamos, devagar estamos fazendo nossa vida, hoje estamos com 3 anos de casados, felizes graças a Deus...
Meu pai saiu daí muito novo, veio trabalhar aqui em São Paulo, mas as lembranças são muitas, e que bom que encontrei seu blog, as fotos fez ele reviver alguns momentos da vida dele, apesar dele ter saído cedo de casa, ele ainda é muito apegado com a família.
A maioria dos irmãos dele moram aqui na cidade, Beta, Dora,Lourdes, Neves, Mercedes. E em Sã José do Egito só tem Judite e Valdo, e em Afogados tem Pedro. Zequinha faleceu no ano em que nasci 1986, acidentado, estava em uma construção e a laje cedeu.
Segue em anexo algumas fotos, inclusive a de meu avô que aliás está faltando em seu blog... rs
Segue também o título de eleitor de nosso bisavô. Fico por aqui, com muita coisa para contar e para “ouvir”, aguardo contato! Beijos e abraços, Franciene Lima"
Muito obrigada, Franciene, você não imagina o quanto me fêz feliz, agora que nos encontramos não deixemos que esse laço de família qua acaba de ser resgatado se desmanche pelo tempo, como aconteceu conosco, filhos de Toinho Piancó, netos de João e bisnetos de Serafim, perdemos o contato com pessoas como Beta, Dora, Lourdes e Mercedes das quais só ficamos com a imagem congelada dos tempos de criança quando íamos com nosso pai à Casa Grande da Maniçobas, onde Tito nasceu e morou com a sua família.
Hoje, os portões da casa que herdei dos meus pais, na cidade de Itapetim, foram refeitos por Valdo que é um mestre em marcenaria.
Há uma frase de William Faulkner que gosto de citar, porque faz parte da minha maneira de pensar:
" O passado não está morto, nem passou ainda. Cada um de nós traz dentro de si sua vida inteira. Tudo o que vimos ou fizemos, todas as pessoas que conhecemos, está em nossas cabeças".
.... E no caso de vocês eu diria que estão dentro do meu coração!

04 Lindos Bisnetos do Patriarca Serafim Piancó!


Os irmãos Judite e Francisco, filhos de Tito. Maria do Socorro (esposa de Francisco) à direita de Judite. Mercedes, filha de tito, no colo a princesa .......



Lourdes e Wilker neto de Tito, filho de Valdo


 
Dora, filha de Tito, no colo essa fofura .......

Francisco, um neto de Serafim em visita a velha Maniçobas ao lado do primo Benzinho de Constantino

Um comentário:

  1. Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos. Paz, Saúde e Serenidade no lar de cada um de vocês.

    ResponderExcluir

"Abençoa Senhor a família, Amém. Abençoa Senhor, a sua também!"